Author Topic: Voice call telephony (announced 2 months back)?  (Read 5294 times)

irukandji

• Newbie
  • *
    • View Profile
Voice call telephony (announced 2 months back)?
« on: June 26, 2020, 03:50:31 am »
On May 11, 2020, PC has announced

* Suspend and Resume - on open / close

* Initial Voice Call telephony support

Both have now been implemented and are being tested.

Is anyone aware what is with it? Does the calling work?
« Last Edit: June 26, 2020, 03:50:55 am by irukandji »

cam1965

• Sr. Member
    • View Profile
    • http://
« Reply #1 on: June 26, 2020, 10:31:34 am »
Quote from: irukandji

It works not out of the box .
Please read the full topic in https://www.oesf.org/forum/index.php?showto...36275&st=45

My posts and Szopin. Please follow also the links I had mentioned. A work, I know. Mine has my own compiled kernel ( with commits )  to lid suspend support .
Tested phone dialer ( speaker from dialer activated and lid open ) and sms and it is working. Also lid suspend works . Internet data ( sim card ) doesn' t work at this moment.
« Last Edit: June 26, 2020, 10:35:30 am by cam1965 »

irukandji

• Newbie
  • *
    • View Profile
« Reply #2 on: June 30, 2020, 07:41:00 am »
Quote from: cam1965

Please read the full topic in https://www.oesf.org/forum/index.php?showto...36275&st=45

My posts and Szopin. Please follow also the links I had mentioned. A work, I know. Mine has my own compiled kernel ( with commits )  to lid suspend support .
Tested phone dialer ( speaker from dialer activated and lid open ) and sms and it is working. Also lid suspend works . Internet data ( sim card ) doesn' t work at this moment.

Thank you for your answer, now I know what I will do in next few days (if I succeed to escape from my family on a beach ).

One more question: are standard devices working, like bluetooth and camera. I would really like to escape from android jail.

cam1965

• Sr. Member
    • View Profile
« Reply #3 on: June 30, 2020, 08:33:42 am »
Quote from: cam1965

Thank you for your answer, now I know what I will do in next few days (if I succeed to escape from my family on a beach ).

One more question: are standard devices working, like bluetooth and camera. I would really like to escape from android jail.

Unfortunately not. No camera . No bluetooth.

I have installed a dongle bluetooth. I dont know if it will install in that kernel .  I have my own compiled kernel. But this dongle for transfer files does not work  well. Devices are recognized but transfer files works only with some devices. Other dont work. I have configured my xbox gamepad to work ( bluetooth ).

Compile kernel is a pain . I had to link and modify some files. And I  had to use gcc7. Best is to use a precompiled kernel.
Good luck.
below a print screen of dialer ( Oi is my provider here in Brazil ). And a messaging-app.
Also a bluetooth paired with my xbox controller
I had paired my gemini. As I remember it only receives or send files. Not the both.
« Last Edit: June 30, 2020, 09:14:28 am by cam1965 »

gweber

• Newbie
  • *
    • View Profile
« Reply #4 on: July 05, 2020, 02:26:03 am »
Hi, cam1965! I thought I was the only brazilian with a Cosmo!    Sending and receiving SMS work for me, and I can make calls. Did I missed something, or receiving calls doesn't work yet? And what about power management? Apparently ita accepts "ondemand", "powersave", etc cpu modes, but does really work?

cam1965

• Sr. Member
    • View Profile
« Reply #5 on: July 05, 2020, 12:43:34 pm »
Quote from: gweber
Hi, cam1965! I thought I was the only brazilian with a Cosmo!    Sending and receiving SMS work for me, and I can make calls. Did I missed something, or receiving calls doesn't work yet? And what about power management? Apparently ita accepts "ondemand", "powersave", etc cpu modes, but does really work?
Olá Gweber.
Para mim funciona a recepcão de chamada com o cosmo  aberto. Não tem como atender com o cosmo  fechado, como no gemini, que vc aperta a tecla lateral para atender. Quanto ao gerenciamento de energia , só testei abrindo e fechando a tampa ( suspensão ) . E funciona tanto com o kernel que mencionei nos posts anteriores, quanto com meu kernel que eu compilei e com o commit aplicado ( também mencionado nos meus posts ). Como disse é um parto compilar este kernel. Tive que mudar alguns arquivos e mudar alguns links ou copiar arquivos para o lugar correto. Mas criei atalhos no KDE para tudo. Brilho na tela , aumentar e diminuir o volume, print screen, etc. Tive que usar o ALT ao invés do FN . Utilizo o teclado gemini e não  o teclado cosmo na configuração, pois já tinha o arquivo modificado no meu gemini para acentuação. No gemini utilizar como telefone está bem melhor. A próxima aquisição ( já comprei ) é o astro. Mandarei como sempre  para o endereço do shipito nos EUA e de lá mando para o Brasil. Grande abraço.
CAM = Clube Atlético Mineiro. Mas moro atualmente em Brasília.
« Last Edit: July 05, 2020, 01:22:16 pm by cam1965 »

gweber

• Newbie
  • *
    • View Profile
« Reply #6 on: July 05, 2020, 03:12:32 pm »
E a, mineiro! Adoro Minas, fui muitas vezes a trabalho pra lá, em outros tempos. E minha irmã morou um tempo em "Berlândia". Gostei da dica do shipito, não conhecia. Meu filho tá estudando na França, mandei entregar lá e peguei nas férias. Só que ele tá voltando, acabou minha mamata...
De vez em quando compilo o kernel pra mudar configurações no meu desktop ou notebook, só coisa superficial. Mas em outra era geológica fui um pouco mais longe. Um grupo de russos e ucranianos tava portando o Linux pra vários modelos de Palm, e um russo fez funcionar o Linux de cartão MMC pro meu modelo, mas só implementou leitura. Funcionava direito, mas não dava pra salvar nada. Consegui implementar a escrita, e mandei pra eles, e ficamos trocando figurinhas por um tempo. Daí tentei portar pra cartão SSD. O uso é igual, mas a identificação e inicialização é  cheia de detalhes. Enchi de kernel messages pra saber o que tava acontecendo, e funcionou, embora estivesse lento demais pra usar, pela enxurrada de mensagens pro console. Fiz a besteira de deletar as mensagens, ao invés de só comentar, e nunca mais consegui fazer funcionar. Alguma mensagem tava "sincronizando" alguma coisa, provavelmente DMA, segundo um ucraniano...
onde tá o repositório da fonte, e tem orientações pra criar ramdisk, o kernel tá numa partição separada? Talvez eu junte loucura e paciência suficientes pra dar uma fuçada.

Inté!

cam1965

• Sr. Member
    • View Profile
« Reply #7 on: July 05, 2020, 04:18:30 pm »
Quote from: gweber
E a, mineiro! Adoro Minas, fui muitas vezes a trabalho pra lá, em outros tempos. E minha irmã morou um tempo em "Berlândia". Gostei da dica do shipito, não conhecia. Meu filho tá estudando na França, mandei entregar lá e peguei nas férias. Só que ele tá voltando, acabou minha mamata...
De vez em quando compilo o kernel pra mudar configurações no meu desktop ou notebook, só coisa superficial. Mas em outra era geológica fui um pouco mais longe. Um grupo de russos e ucranianos tava portando o Linux pra vários modelos de Palm, e um russo fez funcionar o Linux de cartão MMC pro meu modelo, mas só implementou leitura. Funcionava direito, mas não dava pra salvar nada. Consegui implementar a escrita, e mandei pra eles, e ficamos trocando figurinhas por um tempo. Daí tentei portar pra cartão SSD. O uso é igual, mas a identificação e inicialização é  cheia de detalhes. Enchi de kernel messages pra saber o que tava acontecendo, e funcionou, embora estivesse lento demais pra usar, pela enxurrada de mensagens pro console. Fiz a besteira de deletar as mensagens, ao invés de só comentar, e nunca mais consegui fazer funcionar. Alguma mensagem tava "sincronizando" alguma coisa, provavelmente DMA, segundo um ucraniano...
onde tá o repositório da fonte, e tem orientações pra criar ramdisk, o kernel tá numa partição separada? Talvez eu junte loucura e paciência suficientes pra dar uma fuçada.

Inté!

Coincidência. Sou de BH e morei em Uberlândia por 5 anos, quando trabalhei na Ganja Rezende, hoje Sadia. Outra conicidência: Minha filha morou na França em Grenoble. ( Passou 8 meses, mas eu gastei muito para bancar ela  na ocasião. ). Mas valeu a pena, passamos o Natal e Ano Novo em Paris. Muito bom mesmo. Hoje os tempos são outros. Já casada e eu ralando , pois o Sr. presidente me fez agora ter que trabalhar mais 10 anos até eu aposentar. Mas vamos aos fatos. Tem gente que usa uma versão de linux num cartão SD ( Devuan ao que me lembro ) . Busque aqui no forum . Fiz isto ( linux no cartão SD ) e rodou bem num N900 Nokia que tinha. Já fui melhor nestas coisas. Trabalhei um tempo na Dataprev  ( 10 anos ) e era meio fuçador, apesar de não ser da área. Hoje depois de mais velho, consegui há pouco tempo ingressar no serviço público ( tardiamente  infelizmente) . Não é grande coisa, mas vai dar pra segurar até eu aposentar sem me preocupar com as muitas demissões que tive.  O link está abaixo, mas te digo que é muito dolorosa a compilação.  Veja meus posts e de outros e tem  muita informação de como gerar o ramdisk e a partição certa para fazer o DD com o kernel correto. No forum do gemini tem muita informação também. Faça uma busca neste forum linux de ramdisk e verá um post meu mencionando isto. Mas foram muitas tentativas até o kernel compilar corretamente. Binfmt deve ser implementado para gerar a imagem ZImage correta no final. tem que ter muita perseverança. Talvez alguém da área tenha um método mais simples como a compilação em um computador usando cross compiler   como no gemini. Mas eu quis tentar diretamente mesmo no cosmo. Colocarei outros links ( do gemini para uma referência apenas ).
Use GCC 7. As versões superiores dão muitos erros.  
?  bom ler os posts que eu publiquei aqui. Dúvidas, etc.

https://github.com/gemian/cosmo-linux-kernel-4.4

https://github.com/gemian/gemini-keyboard-a...rnelCompilation

Ramdisk  e como gerar o kernel depois de compilado.

mkinitramfs -o /home/gemini/initramfs-$(uname -r)

./mkbootimg --kernel cosmo/arch/arm64/boot/Image.gz-dtb --ramdisk initramfs-4.4.146 --base 0x40078000 --second_offset 0x00e88000 --cmdline "bootopt=64S3,32N2,64N2 log_buf_len=4M" --kernel_offset 0x00008000 --ramdisk_offset 0x14f88000 --tags_offset 0x13f88000 --pagesize 2048 -o linux-boot-mod.img

gravando o kernel na partição ( no meu caso ) : dd if=linux-boot-mod.img of=/dev/disk/by-partlabel/DEBIAN_KDE

E por aí vai.
Muita trabalheira. Sugiro apenas se tiver muito tempo, persistência e disposição.
Boa sorte.
« Last Edit: July 05, 2020, 05:04:51 pm by cam1965 »